SINEPE-PI promove palestra com psicólogos de instituições de ensino filiadas, com foco no esporte no contexto escolar

Compartilhe!

Na noite desta segunda-feira (17), o SINEPE-PI (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí) realizou uma reunião voltada para os psicólogos das instituições filiadas ao sindicato. O objetivo do encontro foi ambientar os profissionais ao contexto psicológico dos alunos durante e após as Olimpíadas das Escolas Particulares 2023. O projeto do sindicato é pioneiro no estado e traz um novo panorama para as instituições de ensino privado no Piauí.

O psicólogo esportivo Rodrigo Damasceno está à frente do projeto e destacou seu objetivo e importância. “Primeiramente, gostaria de falar um pouco sobre a psicologia do esporte com o enfoque do contexto educacional, já que é o público-alvo. Com essa fundamentação do contexto esportivo e do olhar da psicologia, vamos dar um feedback melhor para esses profissionais, principalmente agora que os jogos vão começar. Isso mexe muito com as emoções e a comunicação, e é importante observar como esses alunos se comportam dentro da sala de aula, se têm reações mais impulsivas ou se tornam mais introspectivos devido às questões de ganhar, perder e passar para a próxima etapa.”

Além disso, Rodrigo Damasceno destacou os passos que estão sendo dados para tornar o objetivo assertivo. “No primeiro momento, fizemos a capacitação com a comissão técnica para que eles possam manejar essa situação diretamente com seus alunos. Agora, com o pilar da psicologia, além de manejar, tentaremos acompanhar gradativamente, pois eles passarão mais tempo com essas crianças e alunos-atletas. Vamos conscientizá-los e, posteriormente, discutir processos de intervenção que os profissionais podem aplicar no dia a dia dentro dos ambientes escolares.”

A professora Iveline Prado falou sobre a importância de se debater sobre o assunto em todos os momentos, mas especialmente durante as Olimpíadas. “Esse momento é pensado para os profissionais da escola como um todo, uma vez que lidam com as crianças todos os dias, inclusive com seus aspectos psicológicos. Os eventos que o SINEPE-PI está realizando são importantes para que as Olimpíadas sejam momentos tranquilos e com o menor estresse possível tanto para os alunos quanto para os professores.”

O SINEPE-PI, em parceria com a FEEPI, tem orgulho de promover este evento, que tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre os alunos das escolas particulares e promover a integração entre as escolas participantes. Mais de 33 escolas se inscreveram neste ano, totalizando mais de 3 mil atletas.  A cerimônia de abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares aconteceu no último sábado (15), e contou com a participação de várias escolas particulares do estado, que competirão em 16 modalidades esportivas, divididas entre coletivas e individuais ao longo dos próximos dias. A cerimônia foi emocionante e cheia de energia, com momentos de homenagens, discursos inspiradores e o acendimento da tocha olímpica.

Veja as fotos do evento.