SINEPE ITINERANTE em Picos foi cheio de novidades

Compartilhe!

Essa foi a segunda vez, em 2016, que o SINEPE/PI ITINERANTE tem ações fora de Teresina. Depois de Floriano, Picos foi sede do Sindicato que realizou um evento cheio de novidades, superando a expectativa dos organizadores e participantes.

Durante um dia, a Escola Santa Rita, que tem direção da Profª Rita Maria, com apoio de Ranilson Dantas, foi palco das muitas ações do SINEPE/PI em Picos. A estrutura da escola e a forma organizada com que fomos recebidos fez a diferença nos eventos realizados.

Essa edição do PROJETO SINEPE ITINERANTE teve dimensão regional. Além das escolas filiadas e não filiadas de Picos, participaram também estabelecimentos das cidades de Oeiras e Ipiranga. De Picos, as escolas filiadas ao SINEPE foram: Escola Santa Rita, sede do evento, o Colégio Machado de Assis, dirigida pelo prof. Machado, e o Instituto Monsenhor Hipólito, que funciona sob a responsabilidade da diretora Irmã Ana Teresa e sua equipe. As escolas não filiadas em Picos foram: Colégio São Lucas, dirigida pela diretora Ana Maria, Colégio Frei Galvão, com direção de Edson Sá e CEPROSP, cuja direção cabe a Profª Maria Coêlho. De Oeiras, participaram o Instituto Fontes de Ensino, sob a direção da Proª Marieta da Silva Fontes e de Ipiranga, a Escolinha do Saber, que funciona sob a responsabilidade da diretora Santina Borges Guimarães.

Toda a equipe do SINEPE/PI, nas áreas jurídica, pedagógica e econômica, esteve presente em Picos, coordenada pelo seu presidente Prof. Paulo Machado. “Nossa missão é dialogar, trocar conhecimentos, atualizar, promover oficinas e interagir com nossos filiados e não filiados. O SINEPE/PI é um selo de qualidade que precisa ser divulgado, por isso a importância desse projeto itinerante. O evento de Picos superou as nossas expectativas em público e qualidade. Outras cidades do Piauí, onde temos escolas filiadas, serão visitadas”, disse o presidente.

IMG_1248

Nesse evento, as escolas convidadas tiveram detalhes da Lei nº 13.185, que trata do Combate à Intimidação Sistemática, o Bullying, com a jornalista Maia Veloso, palestrante da área.  Desde fevereiro de 2016, as escolas são obrigadas a qualificar professores e gestores e desenvolver ações de enfrentamento ao Bullying. Na palestra foram abordadas as causas, práticas e consequências pesquisadas e atestadas por estudiosos. O SINEPE/PI atualizou a temática, esclarecendo para as escolas que medidas e caminhos devem ser adotados.

O Seminário Pedagógico com docentes e coordenadores das escolas convidadas, foi outro ponto alto do evento. A Coordenadora Pedagógica do SINEPE, Profª Iveline Prado, apresentou uma palestra atualizada e consistente sobre aspectos importantes da gestão pedagógica escolar. Foram abordadas as relações do professor na instituição de ensino, com ênfase na qualificação profissional e nas competências e habilidades.

IMG_1142

A Profª Iveline Prado, também realizou Seminário Técnico Administrativo com o foco no profissional do Século XXI. O objetivo do Seminário é contribuir para o crescimento e melhoria profissional dos técnicos que atuam em instituições de ensino da rede privada; refletir sobre a arte de recepcionar e atender o cliente e sobre os fatores que são pontos de equilíbrio dentro de um contexto organizacional de uma instituição de ensino, além de  compreender que o sucesso é sempre reservado àquele que faz a diferença.

IMG_0973

Na área jurídica, sob a coordenação do Dr. José do Egito, foram abordadas questões jurídicas que norteiam o funcionamento da instituição. Nesse segmento do evento, a cargo das assessorias jurídica e econômica, esta patrocinada pelo economista Sérgio Rio Lima, foram aprofundadas discussões técnicas sobre as cláusulas sociais e econômicas consideradas polêmicas da Convenção Coletiva de Trabalho.

DSC_0724

Encerrando o encontro, o prof. Gilson Figueiredo ministrou uma oficina de Português para os docentes, com foco, principalmente no ENEM, que hoje é um dos grandes interesses dos professores. Experiente, ele esclareceu a tendência do ENEM na abordagem de questões de Português e Gramática que muitas vezes passam despercebidas.

O SINEPE/PI também realizou um Colóquio do Presidente do Sindicato, Prof. Paulo Machado e os Diretores das Instituições de Ensino Particular presentes. Nessa oportunidade, foi abordado, entre outros assuntos, o Papel do SINEPE/PI junto às instituições de Ensino Básico e Superior.

No final do evento, professores, gestores e coordenadores se mostraram satisfeitos com o dia produtivo que o SINEPE/PI realizou em Picos. A quantidade e qualidade dos eventos foram ressaltadas por todos os participantes. “Que bom que para o SINEPE/PI, a qualificação dos professores também é parte da gestão da escola e é valorizada”, comentou uma professora no encerramento do evento, se referindo ao nível das oficinas e palestras apresentadas.

Veja o Álbum de Fotos da visita à Picos-PI