O Instituto Brasileiro de Estudos em Educação (IBEE) promoveu no último dia 19 o seminário Sistemas de Matrículas 2014, reunindo representantes das entidades de ensino e gestores de escolas privadas de todo o país. O evento aconteceu no Barra Shopping, no Rio, e teve como temas centrais a inclusão, renovação e fixação de preço das matrículas, dentre outros assuntos relacionados ao ano financeiro e fiscal das escolas.
O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), professor Dalton Leal, participou como representante da escolas privadas piauienses. Segundo ele, o seminário teve como objetivo discutir temas que são comuns hoje às escolas de todo o país, como a questão dos preços das mensalidades e o calendário escolar do ano que vem, em função da Copa do Mundo, a fim de adotar medidas que possam melhorar o desempenho das atividades na escola.
O evento colocou em debate ainda a questão da inclusão de pessoas com necessidades especiais. Dalton lembrou que as escolas do Piauí têm experiências exitosas na área de inclusão social, inclusive com parcerias com entidades de pais de crianças com autismo e outros distúrbios de comportamento. Participaram como palestrantes juízes e de direito, advogados e economistas e contabilistas.
No encerramento do evento, foi lançado o livro “Questões de Direito Educacional nas Relações com o Direito Civil, Consumidor e Ambiental nas Escolas”, do advogado e conselheiro da Confenem (Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino), Ricardo Furtado.