Educadores piauienses visitarão as principais instituições de ensino do mundo

Compartilhe!

Dalton Leal, presidente do SINEPE-PI

Dalton Leal, presidente do SINEPE-PI

Educadores, pesquisadores e gestores de educação do Piauí vão visitar as principais e mais importantes instituições de ensino do mundo – entre elas, a Universidade de Sorbonne, em Paris, e a Universidade de Coimbra, em Portugal. As viagens fazem parte do projeto Expedição Educação, organizado pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), com a finalidade de levar filiados, parceiros e colaboradores a visitas técnicas a escolas e universidades tradicionais da Europa, para o intercâmbio de experiências pedagógicas e administrativas.

“É uma experiência inédita, que atualiza temas, provoca reflexão, difunde parcerias e aperfeiçoa a gestão de nossas escolas, colégios e faculdades”, explica o presidente do Sinepe-PI, professor Dalton Leal. Segundo ele, a expedição é importante porque oferecerá aos participantes os instrumentais necessários à percepção conceitual de educação do futuro, “Vivemos a era do conhecimento, e a educação é o eixo central desse processo. Portanto, precisamos estar sempre buscando formas de absorver as mudanças evolutivas nas áreas pedagógicas e administrativas, que a nova geração de estudantes exige das instituições de ensino básico e superior”, observa Dalton Leal.

A primeira incursão será de 1° a 11 de agosto, por Lisboa, Coimbra e Porto, em Portugal, e Paris, na França. As universidades foram selecionadas pela importância que representam para o ensino, a pesquisa e a formação humanística no mundo, além das perspectivas que oferecem para a inovação e a consolidação dos modelos de educação do futuro. Em Lisboa, serão visitadas a Universidade de Lisboa, uma das mais tradicionais universidades europeias com origem no século XIII; e a Universidade Técnica de Lisboa, que atua nas áreas de tecnologia da informação e lidera processos de centros digitais.

Em Coimbra a expedição irá à Universidade de Coimbra, lendária instituição de ensino de Portugal, fundada em 1290; em Porto, a Escola da Ponte, referência mundial em inovação pedagógica; em Paris, a Universidade de Sorbonne, ganhadora de 42 prêmios Nobel, e a École des Hautes Études Commerciales (Escolas de Altos Estudos Comerciais), considerada a mais prestigiada escola de negócios da Europa.