Prova Brasil será aplicada para alunos do Ensino Médio em 2017

Compartilhe!

A mudança reforça o novo papel do Enem, que deixa de diagnosticar o desempenho dos alunos da etapa e passa a servir exclusivamente para o ingresso no Ensino Superior

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do qual faz parte a Prova Brasil, será ampliado neste ano e passará a avaliar o Ensino Médio de forma censitária. Isso significa que todos os alunos do 3º ano da etapa, de escolas públicas e privadas, deverão fazer o exame, ainda sem data definida.

Com a ampliação do Saeb, a edição de 2017 será a maior da história do sistema, com previsão de mais de 7 milhões de estudantes, 2,3 milhões deles no Ensino Médio. Até então, a avaliação das últimas séries da Educação Básica era feita por amostragem, o que não permitia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para cada instituição.

A ampliação da Prova Brasil reforça o novo papel do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), que, a partir deste ano, terá como principal função o fornecimento de notas para os estudantes que pretendem ingressar no Ensino Superior. Até então, o Enem, criado em 1997, tinha como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos egressos da etapa final da Educação Básica e podia ser usado para a obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio – a certificação não será mais permitida.

Via : MEC