Dicas para serem aplicadas no Enem 2016

Compartilhe!

Em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem se organizar para a maratona dos dois dias de provas. São 180 questões de múltipla escolha, além da redação, ou seja, o aluno  deve se preparar para manter a concentração e enfrentar a pressão do exame, cujo resultado pode proporcionar a chance de ser selecionado para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e bolsas na educação superior privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), além de outras possibilidades futuras.

Para ajudar e apoiar nesse momento, tão importante e decisivo, reunimos as melhores dicas para os alunos aplicarem nos dois dias de provas. São elas:

– Alimentação saudável: Faça refeições equilibradas antes do exame e leve para a sala de prova água e um lanche leve, como barra de cereais e chocolate. Segundo a nutricionista Juliana Furtado, é recomendável também a ingestão um dia antes da prova, de frutas, legumes, verduras e proteínas. “Evite ir ao dia da prova de estômago vazio. Mesmo que você seja do tipo que não consegue comer quando está ansioso, esforce-se para fazer uma refeição leve. Estômago vazio pode resultar em hipoglicemia (baixa da taxa de glicose no sangue), ocasionando sonolência e dificultando a concentração, além de dar tontura, dor de cabeça, queda na pressão e fraqueza”, aconselhou.

– Fazer exercícios: A prova do Enem é muito extensa, por isso é recomendável que o aluno pratique alguns exercícios antes do dia da prova, inclusive antes da prova. Por exemplo, a caminhada é um exercício recomendável e que pode ser praticado nos 10 dias que antecedem as provas. Além de ajudar na resistência, estudos comprovam que caminhar aumenta a concentração.

– Durma bem: É importante dormir cedo antes dos dois de provas. É também aconselhável antes de dormir, escolher colchão e travesseiro confortáveis; desligar os aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de se deitar; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e/ou que contenham cafeína e estabelecer uma rotina com horário regular para dormir.

– Documentos: No dia da prova, confira se seus dados estão corretos e se o Caderno de Questões está completo. Antes de começar a responder as questões, certifique-se de que não esteja faltando nenhuma pergunta ou página em seu Caderno de Questões ou se existe qualquer defeito gráfico que dificulte a leitura. Os dados pessoais do candidato também devem ser confirmados no Caderno de Questões, Cartão-Resposta, Folha de Redação e Lista de Presença. Qualquer erro deve ser informado ao aplicador, imediatamente.

– Provas: Preencha a cor, transcreva a frase e registre sua assinatura. Muita atenção neste momento, pois se você marcar a cor errada na prova, todo o resultado será alterado. Além disso, o aluno não pode se esquecer de assinar o Cartão-Resposta, Folha de Redação e Rascunho e Lista de Presença.

– Local de prova: Permaneça na prova por duas horas e saia 30 minutos antes de seu fim, se quiser o Caderno de Questões. Obrigatoriamente, todos os candidatos devem permanecer nos seus respectivos locais de provas por, no mínimo, duas horas. Após este período, os interessados podem se ausentar definitivamente da sala de aula, contudo, sem o Caderno de Questões. Os interessados em levar o documento para casa só poderão se ausentar após as 17h (horário oficial de Brasília). No Piauí, devido o horário de verão, o aluno pode se ausentar por volta das 16h.