SINEPE-PI realiza o primeiro arbitral para as Olimpíadas das Escolas Particulares 2023

Compartilhe!

Na noite desta segunda-feira (10), o SINEPE-PI realizou o primeiro arbitral para preparação das Olimpíadas das Escolas Particulares 2023. O evento visava capacitar os profissionais de Educação Física e os Psicólogos Esportivos das Instituições Filiadas ao Sindicato. As palestras foram ministradas por árbitros das federações de futsal, handebol, voleibol e também pelo psicólogo Rodrigo Damasceno. Damasceno, apresentou o projeto pioneiro nas Olimpíadas e ressaltou a importância de debater sobre a psicologia do esporte.

“Este é um projeto piloto desenvolvido pelo SINEPE -PI e pela FIEPI com o objetivo de trabalhar a temática da psicologia do esporte, levando em consideração o pilar mental necessário em qualquer contexto esportivo. Estamos trabalhando com comissões técnicas, treinadores e alunos-atletas, pois sabemos que há diversas situações que afetam a parte emocional, exigindo acompanhamento.”

Além disso, o Psicólogo ressaltou o objetivo da ação e como o momento pode auxiliar o cenário esportivo na capital como um todo.

“O objetivo da ação de hoje é conscientizar os treinadores e as comissões técnicas sobre como manejar essas situações que envolvem a prática esportiva, como o gerenciamento das emoções e o controle de impulsos. Com a orientação e o acompanhamento contínuo da psicologia do esporte, esperamos obter resultados ainda melhores a curto, médio e longo prazo, especialmente no cenário esportivo de Teresina. Em outro momento, também pretendemos falar com os profissionais da psicologia que trabalham diretamente com os alunos-atletas.”

Francisco Braz, Segundo Vice-Presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), esteve presente na ocasião e destacou a importância do incentivo do SINEPE-PI em realizar o arbitral como forma de preparação para as Olimpíadas das Escolas Particulares 2023.

“A FEEPI, dentro de suas obrigações normativas, possui um estatuto que estabelece a prerrogativa de fomentar o discurso escolar através de palestras, cursos e oficinas que envolvem os profissionais que atuam nas escolas. Isso permite que eles não apenas melhorem sua capacidade técnica para conduzir suas equipes, mas também desenvolvam suas práticas através das competições realizadas pela FEEPI, favorecendo o intercâmbio entre as escolas e alunos. Tudo isso contribui para que o profissional se aprimore e tenha melhores conhecimentos técnicos em sua modalidade específica.”

Braz também falou sobre as expectativas para as Olimpíadas e sobre a parceria da entidade com o SINEPE-PI.

“A competição está sendo planejada e programada. Já tivemos um aumento no número de inscrições. Temos uma categoria com trinta e uma escolas participantes, o que é um número recorde dentro das competições escolares já realizadas em nosso estado. A parceria entre a FEEPI e o SINEPE-PI é uma parceria que certamente deu certo e continuará dando certo.”

Durante o evento, uma das instituições presentes foi o CEV Colégio, que teve como representante a psicóloga Dra. Luana Soares. Em sua fala, ela destacou a iniciativa inovadora do SINEPE-PI em promover uma palestra com foco no apoio psicológico durante as olimpíadas.

“O evento que está ocorrendo no SINEPE-PI está agregando diversos profissionais da psicologia, o que é de grande valia. Isso porque sabemos que muitos desafios surgem durante os jogos, não apenas para os alunos, mas também para os árbitros, treinadores e familiares. É necessário que toda a equipe compreenda a importância de manter o autocontrole e o controle emocional, pois diversas situações podem acontecer e cada um tem sua própria personalidade e temperamento. “

Além disso, a Dra. Luana Soares enfatizou que é fundamental lembrar que, naquele momento em que o aluno é um atleta, ele está sobrecarregado de emoções, e a rede de apoio é composta pelos treinadores, árbitros e, principalmente, pela família.

“Contar com o apoio psicológico nesse momento é de suma importância para oferecer orientações e embasamento aos profissionais que são responsáveis pelas relações e pelo jogo. Isso ajudará a trazer um pouco de leveza, tranquilidade e consciência para que os jogos ocorram de forma saudável e para que adolescentes e crianças consigam gerenciar melhor as emoções.”

As Olimpíadas das Escolas Particulares 2023 terão sua cerimônia de abertura no dia 15 de abril e contarão com 16 modalidades, divididas entre coletivas e individuais.

Veja as fotos do evento.