SINEPE-PI realiza encontro para incentivar uso da literatura piauiense nas salas de aula

Compartilhe!

Como trabalhar a literatura piauiense dentro do Currículo Escolar?

Esse foi o questionamento que motivou o encontro literário realizado pelo SINEPE-PI na tarde desta quinta-feira (10). O encontro foi baseado na Lei Estadual Nº 5.464/2005, que obriga o uso da literatura regional como material de ensino, dentro das salas de aula.

No evento, os escritores piauienses Eneas Barros, Pádua Carvalho, Celestina Mendes e Márcia Evelina, falaram aos coordenadores de ensino das instituições educacionais filiadas ao SINEPE-PI, sobre suas histórias, seus sentimentos em relação aos livros, da dedicação ao processo de desenvolvimento, da relação com outros escritores, com o ensino e como incentivar a valorização da cultura regional com os alunos.

O Escritor Eneas Barros, falou sobre o evento e destacou a importância da sua realização.

“É importante que valorizem mais a literatura do estado. O Piauí é um grande celeiro de escritores, temos nomes renomados dentro da literatura. Incentivar os alunos a uma leitura regional, os faz perceber que devem valorizar a própria cultura e os incentiva a emergirem mais dentro dela, podendo, inclusive, tornar-se escritores no futuro.” Pontuou.

O Escritor e Presidente da Sociedade Literária de Teresina (SOL), Pádua Carvalho, aproveitou a oportunidade para ressaltar como é necessário que as formações dentro das salas de aula, falem sobre os escritores do estado e busquem incentivar a cultura local.

“Como escritor e professor, sinto que é muito benéfico a utilização de escritores regionais, como didáticos e paradidáticos. Não só no Piauí, mas em todo o Brasil. Sem dúvida, seria uma fonte de aprendizado incrível para os alunos, se cada estado fizesse como que, um rol de literatura referente aquela região. Assim, os alunos aprenderiam desde cedo a dar a devida importância aos seus escritores.” Afirmou.

Ao final do evento, foi distribuída uma ficha, onde os coordenadores preencheram com seus endereços eletrônicos para receberem um catálogo variado das obras piauienses que podem ser utilizadas na potencialização do ensino no estado.

O SINEPE-PI oferece todo o suporte necessário para as instituições de ensino particular no Piauí associadas ao sindicato. Além disso, a filiação transmite mais segurança aos pais e aos alunos. Acompanhe nossas campanhas nas redes sociais e filie a sua escola, faculdade ou cursos livres privados.

Instagram: @sinepepiaui
Facebook: SINEPE-PI
Site: sinepe-pi.org.br