SINEPE-PI promove palestra sobre prevenção e cuidados com a saúde vocal para seus filiados

Compartilhe!

Na manhã da última sexta-feira (28), em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, o SINEPE-PI, em parceria com a Divisão de Vigilância Sanitária do Estado – DIVISA/PIAUÍ, realizou uma palestra sobre cuidados com a saúde vocal dos profissionais da educação, especialmente os professores. A palestra foi ministrada pela Dra. Carlene Bitu, professora e fonoaudióloga da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí.

Durante o evento, foram discutidos os principais problemas enfrentados pelos profissionais da educação em relação à saúde vocal e apresentadas medidas de prevenção.  Os participantes tiveram a oportunidade de conversar com a fonoaudióloga durante a palestra e compartilhar suas experiências.

A Dra. Carlene Bitu falou sobre a inciativa do SINEPE-PI e destacou a importância dos cuidados com a voz e a relevância da conversa.

“A iniciativa do SINEPE-PI é maravilhosa. A palestra vai ajudar os profissionais da educação, especialmente os professores, a ouvir coisas novas e aprender sobre cuidados com a voz. Isso é importante porque qualquer irritação na voz certamente afetará a forma como eles agem e trabalham durante o dia.”

A assessora pedagógica do SINEPE-PI, professora Iveline Prado, também esteve presente e falou sobre o desejo do sindicato de que a explanação traga bons resultados para todos que estavam presentes.

“Nossa expectativa é que o professor compreenda e coloque em prática as orientações apresentadas aqui. A voz é o instrumento mais importante do professor, portanto, o desejo do SINEPE-PI é ajudar a prevenir problemas na saúde vocal de nossos educadores.”

O evento também contou com a presença de diversos profissionais ligados a rede de ensino privado associado ao sindicato. Entre eles, Kaline de Sousa, Psicóloga Institucional do Colégio Pro Campus Baby. A Psicóloga falou sobre a importância da voz para os profissionais de educação e destacou o momento como que de fundamental importância.

“Esta palestra é de grande importância, pois enriquece o conhecimento e pode ser multiplicada. Momentos como este são fundamentais para o ambiente escolar, a equipe pedagógica e os professores, que lidam diariamente com a voz e a sala de aula. É um meio fundamental para a transmissão do conhecimento.”

Ponto compartilhado por Isis Teles, Professora do Colégio Diocesano Infantil. Para ela, a voz é um recurso importantíssimo para a sala de aula e por isso, deve ser bem tratada.

“A iniciativa do SINEPE-PI é muito importante, pois a voz é uma das principais formas de expressão humana. É relevante termos organizações, como o SINEPE-PI, que se preocupem com essa questão. Durante essas palestras, podemos encontrar outras pessoas e discutir nossas dificuldades e as melhores formas de lidar com a voz. “

O momento faz parte da inciativa do SINEPE-PI de sempre buscar o melhor para seus filiados.

Veja as fotos do evento.