SINEPE-PI é destaque com realização de Palestra em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Saúde nas escolas

Compartilhe!

Na manhã desta quarta-feira (05), o SINEPE-PI promoveu um evento em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes e Saúde nas escolas, que é comemorado no dia 10 de outubro.

A iniciativa de campanha de prevenção, advém da Lei Lucas. Uma criança, que faleceu após se engasgar com um lanche na escola e não receber os primeiros socorros necessários.

No evento, foi realizada uma palestra, para as escolas filiadas, explicando sobre a maneira adequada de se prestar os primeiros socorros, especialmente dentro do ambiente escolar.

A capacitação foi ministrada pelo Sub-tenente do Corpo de Bombeiros Militar piauiense, Yonesko Carvalho e contou com representantes de escolas da capital e do interior do estado.

O Presidente do SINEPE-PI, Leonardo Airton, destacou como essas ações são importantes, visto que, não é só contribuir com o teórico mas também com a prática. “Bem, nós passamos um material com a cartilha de prevenção, baseada na lei Lucas, a todos os nossos afiliados. Hoje, nós finalizamos a cartilha de prevenção com a parte prática, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O SINEPE-PI realiza esta manhã de treinamento, onde serão ensinadas as práticas e as prevenções de acidente em escolas, faculdades, na rede particular em geral, para que a gente possa tratar dessa temática, não só de uma forma teórica, mas também de uma forma prática”, pontuou.

O Sub-tenente, Yonesko Carvalho, ressaltou que iniciativas como a do SINEPE-PI, fazem toda a diferença entre salvar ou não uma vida. “Então, com certeza tendo um profissional ou vários profissionais capacitados dentro da instituição de ensino, vai evitar que, por exemplo, venha a se agravar o quadro clínico de uma criança que sofreu um acidente e pode também salvar a vida dessa criança. Essa atitude do SINEPE-PI é de grande valia. Especialmente, porque a população em geral é muito encarecida desses conhecimentos. Então, realmente é de grande valia essa iniciativa e espero que se perdure por muito tempo”, concluiu.

A professora da educação infantil, Micaele, da Instituição São José de Ribamar, ressalta a importância da capacitação e relembra um caso ocorrido em sua escola, onde a presença de uma equipe treinada fez toda a diferença. “Essa capacitação é muito importante. Me lembro de um caso ocorrido na instituição, de uma criança que estava engasgando com uma balinha. Uma pessoa que estava próxima, foi quem ajudou no momento, porque as professoras ficaram desesperadas e não sabiam como lidar com a situação. Devido a isso, mais uma vez parabenizo o SINEPE-PI pela iniciativa. As escolas, têm um profissional de saúde já treinado para esse tipo de situação. Mas, são as professoras que ficam em contato direto com o aluno, então é essencial que também saibamos como proceder nestes casos”, evidenciou.

O SINEPE-PI oferece todo o suporte necessário para as instituições de ensino particular no Piauí filiadas ao Sindicato, além disso, a filiação transmite mais segurança aos pais e aos alunos. Acompanhe nossa campanha nas redes sociais e canais de comunicação, como rádio e TV, e filie sua escola, faculdade ou cursos livres privados.

Veja as fotos do evento.