Fortalecendo a Identidade Cultural, SINEPE-PI discute a Importância da Literatura Piauiense na FELIPI

Compartilhe!

Na tarde da última sexta-feira (02), o presidente do SINEPE-PI, Leonardo Airton, participou de uma roda de conversa na Feira da Literatura Piauiense – FELIPI, que teve como tema “O que falta para que nossa literatura seja adotada nas escolas e universidades do Piauí?” O bate-papo contou também com a presença de autoridades como Washington Bandeira, Secretário de Educação do Piauí, Zózimo Tavares, jornalista e presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), e Nouga Cardoso, Secretário de Educação de Teresina.

O Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira, falou sobre a importância da implementação da literatura piauiense dentro das salas de aula. “A literatura piauiense é uma expressão da nossa identidade, arte, cultura, história e geografia do nosso povo. Por isso, ela precisa ser conhecida e fomentada nas nossas escolas, para que os jovens possam ter acesso aos escritos, livros e poesias que retratam tudo o que foi produzido ao longo da história do nosso estado por grandes atores, líderes e escritores locais.”

Além disso, o secretário ressaltou a importância de os jovens adquirirem conhecimento profundo sobre o Piauí e desenvolverem autoestima elevada e um sentimento de pertencimento. “É essencial não apenas para que esses jovens adquiram um profundo conhecimento sobre o Piauí, mas também para que desenvolvam uma autoestima elevada e um sentimento de pertencimento com o estado em que nasceram e no qual estão inseridos. Além disso, eles têm a responsabilidade de se tornarem atores e líderes na transformação do nosso estado, e, para isso, precisam conhecer toda a produção literária, a cultura, a geografia e a história do nosso estado.”

Leonardo Airton, também destacou a relevância do momento para as instituições privadas filiadas ao sindicato. “Foi mais um momento em que o SINEPE-PI cumpriu a sua missão e disseminou entre os assuntos da nossa categoria, especialmente as escolas filiadas, a importância da literatura piauiense, bem como assuntos relacionados à cultura do Piauí. Acredito que tenha sido dado um passo nessa direção, incitando-nos a refletir e repensar os próximos passos para a inclusão não apenas da literatura piauiense, mas também da história e geografia do Piauí. Dessa forma, podemos proporcionar aos nossos alunos conhecimento e uma visão abrangente do nosso estado.”

O presidente ainda ressaltou os benefícios que a roda de conversa trará para os filiados do sindicato. “Momentos como esse abrem caminhos e nos levam a dar passos em direção a uma abordagem ainda mais afetiva do conhecimento que produzimos em sala de aula, com foco específico no Piauí. É fundamental cultivar o orgulho e o sentimento de pertencimento, o que fortalece a sociedade piauiense como um todo, bem como nossos estudantes e a educação no Piauí. Essa é a nossa missão, e acredito que o SINEPE-PI mais uma vez a cumpriu com êxito.”

A FELIPI proporcionou três dias repletos de bate-papos, workshops, lançamentos, atrações musicais e, é claro, livros para todos os gostos e públicos. A roda de conversa fez parte da festa de encerramento da feira.

O sindicato parabeniza pelo grande evento em prol da literatura piauiense e sente-se orgulhoso por ser parte fundamental desse sucesso.

É o SINEPE-PI apoiando uma literatura que dá gosto de ler!