O Sinepe-PI (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí) realiza amanhã, (13/12), no auditório Ipê da Uninovafapi, o III Forum de Educação, que marca o lançamento oficial da Fundação Odilon Nunes, entidade criada pelo sindicato para desenvolver e apoiar projetos nas áreas cultural e educacional. O evento terá palestra do sociólogo Gilberto Freyre Neto, da Fundação Gilberto Freyre, de Recife (PE), e aula espetáculo com João Cláudio Moreno, além de debate sobre a cultura popular e os desafios da escola para o futuro.
O presidente do Sinepe-PI, professor Dalton Leal, disse que o objetivo do Forum é colocar em debate questões que interferem no processo de ensino e aprendizagem e estimular a discussão de alternativas para melhoria da educação.”É a terceira edição do Forum, que tem por objetivo debater a educação e envolver os educadores e instituições na discussão da melhoria do ensino e na formação de cidadãos”, explica ele. A cultura popular e o modo como ela é trabalhada nas escolas é um dos aspectos a serem discutidos, assim como o uso adequado das modernas formas de comunicação em sala de aula.
Para Dalton Leal, as escolas devem buscar conciliar as facilidades das ferramentas tecnológicas com a necessidade de consolidar valores éticos e morais que estão na base da formação cidadã. “O maior desafio da escola hoje é aproveitar a valiosa contribuição que as modernas ferramentas de comunicação oferecem e, ao mesmo tempo, dar ao aluno valores essenciais à formação social e cidadã e o conhecimento necessário para ele ser bem sucedido profissionalmente”, observa ele.
Dalton Leal disse que o evento é dirigido a escolas e educadores, mas todo e qualquer profissional pode participar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 3222-6002.
Assessoria