Mais uma solenidade do calendário comemorativo dos 50 anos do Conselho Estadual de Educação do Piauí (CEE-PI) foi realizada na quinta-feira, dia 20. O evento reuniu os membros do CEE, dirigentes da rede pública de educação do Piauí e representantes das escolas privadas, através do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), além de palestrantes de outros estados. A professora Iveline Prado, assessora pedagógica do Sinepe-PI, participou como representante do sindicato.
Durante o encontro, foi realizada uma mesa redonda, mediada pelo presidente do Conselho Nacional de Educação, professor José Fernandes de Lima, com o tema “Articulação entre Conselhos e os Planos de Educação”. “É muito interessante participar dessa comemoração. Além de festejar os 50 anos do Conselho piauiense, temos a oportunidade de articular com os conselhos municipais, reitores e secretários de educação”, destacou.
José Lima falou ainda sobre o papel do CEE e a educação no Piauí. “Os conselhos existem para garantir a qualidade de ensino. Acompanhamos as escolas e seus desempenhos. O Piauí tem evoluído e se destacado e uma das provas disso são os alunos de Cocal dos Alves, sempre campeões nas Olimpíadas de Matemática”, lembrou. O secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, representando o governador Wilson Martins, falou da importância do CEE no processo educacional. “Esse encontro promovido pelo Conselho é muito significativo, pois temos a necessidade de discutir sobre a educação do nosso Estado. Já estamos trabalhando o Plano Estadual de Educação e a alfabetização na idade certa e isso é um ponto muito positivo”, comentou.
Maurício Fernandes Pereira, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação e o representante do Ministério da Educação, Geraldo Grossi Júnior, também participaram da sessão especial. A comemoração do Jubileu de Ouro do CEE-PI iniciou em 2012 e seguirá durante todo o ano de 2013. A ideia é tratar sempre de temáticas diferentes, em diversos segmentos educacionais. A presidente do CEE-PI, Eliana Mendonça Sampaio explicou o calendário comemorativo. “Resolvemos festejar não só no dia, mas também em outros momentos. Assim poderemos abordar temas distintos, esse é um ano importante”, frisou.