Sinepe-PI orienta escolas sobre material escolar

Compartilhe!

O presidente do Sinepe-PI (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí), professor Dalton Leal, afirmou ontem que a entidade vem orientando as escolas filiadas que só incluam na lista de material escolar os itens e produtos previstos em lei e que sejam de fundamental importância ao desenvolvimento do processo pedagógico proposto pelos estabelecimentos de ensino.

Segundo ele, o Sinepe-PI repudia eventuais abusos que possam ser praticados por escolas nas listas de material escolar. “A orientação do Sindicato às escolas filiadas é que obedeçam rigorosamente ao que pressupõe a legislação na hora de elaborar as listas de material escolar dos alunos”, diz ele. Dalton Leal, que também é membro efetivo do Conselho Estadual de Educação, lembra que das mais de 300 escolas em atividade em Teresina, nem todas são filiadas ao sindicato.

Ainda segundo o Presidente do SINEPE-PI, no final do ano passado a instituição participou de diversas atividades junto ao Ministério Público, à Assembleia Legislativa e à Câmara Municipal para discutir questões relacionadas ao ensino. Entre os temas dessas discussões estavam as limitações impostas pela lei à relação de material escolar pedida pelos colégios todo início de ano letivo. Ele observa, porém, que essas limitações não podem comprometer o processo pedagógico das escolas, que é elaborado muitas vezes com a participação dos pais.

“O nosso entendimento é de que os pais não podem ser sobrecarregados com material que não trará benefício direto para o aluno, mas a escola também não pode comprometer seu processo pedagógico pela falta de um outro item que é importante para o desenvolvimento do aprendizado do aluno”, pondera. “E para isso temos nos aliado aos órgãos competentes, como Ministério Público e poderes legislativos, para continuarmos oferecendo o ensino de qualidade que sempre coloca as escolas do Piauí entre as melhores do país”.