O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI) vai atuar em parceria com a OAB-PI (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí) no Centro de Referência em Direitos Humanos, que será lançado na noite desta terça-feira (7). O Centro é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, em parceria com diversas entidades, para dar apoio às vítimas de violência e de violação aos direitos humanos.
Entre as entidades parceiras, além do Sinepe-PI, estão a Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Piauí (Fecomércio/PI) e o Tribunal de Justiça do Estado. O Sinepe-PI vai mobilizar as faculdades de Teresina associadas para que estudantes dos cursos de Direito, Serviço Social e Psicologia possam estagiar no Centro, prestando atendimento às vítimas e recebendo denúncias de violação dos direitos humanos.
O presidente do Sinepe-PI, professor Dalton Leal, disse que o sindicato vai dar todo o apoio à iniciativa da OAB-PI, especialmente porque compartilha de ações que envolvam a sociedade no enfrentamento de problemas que são de todos. O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da OAB-PI, Campelo Filho explica que a ideia é ampliar a atuação da Comissão para mostrar que os direitos humanos têm outras dimensões e vão além do atendimento àqueles que foram acusados ou condenados por crimes.
Segundo ele, o centro deve ser referência para o atendimento aos casos de violação de direitos no Piauí e terá um Núcleo de Apoio às Vítimas da Violência (NAVVI). O lançamento do Centro, nesta terça-feira, contará com a presença do cônsul dos Estados Unidos, Gregory Holliday, que virá à capital para conhecer os projetos que serão desenvolvidos, visando possível cooperação entre o governo norte-americano e a OAB-PI.