Dia 05 de julho será realizada Audiência Pública no Cine Teatro da Assembleia Legislativa com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Educação. O requerimento aprovado no último dia 14 de maio é do deputado João de Deus (PT). Entre outras autoridades deverá participar o relator, senador José Pimentel, secretários de Estado e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Piauí.
Também foram convidados o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Átila Lira, Secretário Estadual de Educação, e Kleber Montezuma, Secretário Municipal de Educação e Dalton Leal, Presidente do SINEPE (Sindicato dos Estabelecimento de Ensino do Estado do Piauí).
O projeto do novo Plano Nacional de Educação está em tramitação no Congresso Nacional. Entre outras finalidades o projeto deverá definir novas metas da escolaridade da população brasileira, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais e regionais.
A proposição visa estabelecer ainda a democratização do ensino público e a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico com a participação das comunidades. O primeiro Plano Nacional de Educação surgiu em 1962.
Também consta no novo Plano Nacional de Educação o diagnóstico das crianças na faixa de zero a seis anos. No Brasil, a educação das crianças menores de 7 anos têm uma história de 150 anos. Por determinação da Lei de Diretrizes e Base (LDB) as creches atenderão a crianças de zero a três anos.
Por : Emerson Brandão / Editor: Pires de Sabóia