O Sinepe-PI (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí) e a Fundação Odilon Nunes participaram como parceiros do Congresso Internacional de Direitos Humanos realizado pelo Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), entre 8 e 10 de abril. Realizado em Teresina sob a coordenação da Comissão de Direitos Humanos da Ordem, o evento teve entre seus palestrantes especialistas no assunto de todo o Brasil e de países como Espanha e Portugal.
O congresso colocou em debate temas relevantes da agenda nacional e internacional envolvendo direitos humanos, como o preconceito, a xenofobia e migrações forçadas, a saúde como direito fundamental, a pena de morte e as prisões inúteis. “O objetivo do evento era fazer uma abordagem multidisciplinar do tema, porque tudo o que atenta à dignidade humana é direitos humanos. Neste particular, alcançamos resultados importantíssimos para a tomada de ações e adoção de medidas de defesa e proteção do cidadão e de seus direitos essenciais”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PI, Campelo Filho.
O presidente do Sinepe-PI, professor Dalton Leal, disse que o sindicato e a Fundação Odilon Nunes apoiaram o evento porque ele se insere entre as iniciativas que buscam difundir conhecimento e promover o debate sobre temas importantes da atualidade. “Cada dia mais a discussão sobre os direitos humanos se impõe como necessidade para garantir o respeito à dignidade humana e promover o exercício da cidadania. Seremos sempre parceiros em iniciativas que busquem fortalecer esses valores”, observa ele.
Participaram como palestrantes André Luís Callegari (RS), Augusto Jobim (RS), Campelo Filho (PI), Cícero Krupp da Luz (SP), Denis Ortiz Jordani (SP), Gustavo Pereira (RS), João Luis Kleinowski Pereira (RS), José Calvo (Espanha), Julianna Moreira Reis (PI), Paulo Henrique Portela (CE), Pierre Guibentif (Espanha), Roberto Tardelli (SP), Rosália Mourão (PI), Rui Cunha Martins (Portugal), Sandra Regina Martini (RS) e Yuri Felix (SP).