SINEPE-PI realiza solenidade de abertura das Olimpíadas das Escolas Privadas do Piauí – 2024

Compartilhe!

No último sábado (13/04), foi realizada a solenidade de abertura das Olimpíadas das Escolas Particulares de 2024, um momento de celebração do esporte, da educação e da união entre os jovens atletas. O ginásio Poliesportivo da UNINOVAFAPI se tornou pequeno para tanto entusiasmo e energia, enquanto alunos, professores e autoridades se reuniram para iniciar essa jornada de competição e camaradagem.

O evento contou com a presença do presidente do SINEPE/PI, Leonardo Airton, que expressou grande satisfação com o momento de integração da rede particular de ensino do Piauí.

“Depois de meses de preparação, de reuniões com o pessoal da arbitragem, coordenadores, colégios e professores de educação física, a expectativa é que, nos próximos 60 dias, nós tenhamos grandes competições, jogos e muitas revelações desses atletas que serão futuros medalhistas e que darão muito orgulho não só ao Piauí, mas a todo o Brasil. Por isso, chegamos no dia de hoje com muita alegria para dar início às Olimpíadas do SINEPE-PI”, disse o presidente.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e coordenador geral desta edição das Olimpíadas, professor Francisco Braz da Cruz Filho, também esteve presente e destacou a alegria de contribuir para o sucesso do evento.

“Foi muito trabalho realizado junto às escolas até chegarmos aqui. Trabalhamos bastante através de comunicados, informativos sobre as discussões, modelos de competição. Temos certeza que as escolas estão preparadas, assim como, tanto o SINEPE-PI como a Federação Escolar estão preparados”, compartilhou o professor.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a entrada dos atletas, representando suas escolas e modalidades esportivas. E entre os destaques estava a aluna que conduziu a bandeira do Brasil: a talentosa aluna da Escola São José de Ribamar, atleta do handebol sub-14, Rafaela Lima de Sousa Vasconcelos. Sua presença simbolizou o orgulho e a determinação dos jovens atletas piauienses.

A programação do evento foi repleta de momentos marcantes, desde a entrada do pavilhão de bandeiras até a apresentação de ginástica rítmica. O hino nacional cantado por atletas, treinadores e pais ecoou pelo ginásio, enchendo os corações de todos com um sentimento de patriotismo e união. O juramento feito pelos atletas e árbitros refletiu o compromisso com o fair play e o respeito mútuo que são essenciais em qualquer competição esportiva.

O treinador do grupo Educacional CEV, Professor Henrique, esteve presente na cerimônia e destacou a intensa preparação de suas equipes. 

“Nós temos nos dedicado bastante desde o ano passado. Já estamos envolvidos nessa competição há algum tempo. No ano passado, chegamos a ser vice-campeões no Sub-14 feminino. Desde então, continuamos treinando arduamente ao longo do ano para este momento, visando superar nossos desafios. Este ano, estamos determinados a buscar o título que nos escapou no passado”, revelou o professor.

Os irmãos Arthur Sousa Nunes e Heitor Sousa Nunes, atletas da equipe, falaram sobre a empolgação de estar competindo pela primeira vez. 

“Vamos competir na modalidade de Futebol. Essa é a primeira vez que estamos participando, mas estamos muito empolgados. Tanto que já temos expectativas para competir em 2025”, afirmaram.

Com tantos momentos emocionantes e inspiradores, a abertura das Olimpíadas das Escolas Privadas do Piauí foi mais do que um evento esportivo; foi uma celebração da juventude, do talento e do espírito de equipe. Que os próximos dias de competição sejam repletos de fair play, superação e amizade; que todos os participantes saiam dessa experiência ainda mais fortes e resilientes.