Nota Oficial – Segurança nas Instituições de Ensino

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí – SINEPE/PI, ao tomar conhecimento das mensagens que circularam nas redes sociais com ameaças às escolas das redes de ensino no Estado do Piauí, adotou as seguintes providências:

• Solicitou reunião com o Secretário Estadual de Segurança Pública e os diretores das instituições de ensino da rede privada sindicalizadas para discutir, analisar e propor alternativas conjuntas de segurança nas escolas (Ofício Nº034/2023).

• Pelo Ofício Nº035/2023, solicitou reunião com o Comando da Polícia Militar do Piauí, para juntos, discutirem alternativas de proteção nas instituições de ensino, bem como a realização de palestras orientativas aos estudantes, professores e demais servidores das instituições educacionais.

• Pelos Ofícios Nº036/2023 e Nº037/2023, foi solicitado aos Secretários de Educação, Estadual e Municipal de Teresina, reunião com o mesmo sentido, protetivo e orientativo à comunidade acadêmica.

Informamos, outrossim, que a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Crimes Virtuais, já está investigando as mensagens que circulam nas redes sociais. Enquanto aguardamos esses Encontros com as autoridades, recomendamos às instituições de ensino filiadas ao SINEPE/PI, que:

01. A Diretoria, Coordenação Pedagógica e Profissionais de Apoio Pedagógico/Psicólogos e Psicopedagogos devem manter a tranquilidade no ambiente escolar.

02. Professores, Pessoal Administrativo, especialmente os Funcionários de Portaria devem ser orientados a estarem mais atentos e cuidadosos com outras pessoas que adentrarem ao ambiente escolar.

03. A Diretoria deve manter contato com a Batalhão da Polícia Militar – BPM de sua região e dela solicitar ajuda, caso receba qualquer mensagem ameaçadora ou perceba algum movimento estranho no entorno da instituição educacional.

04. Os portões de entrada do prédio escolar devem ser mantidos fechados.

05. Quaisquer notícias ou mensagens ameaçadoras devem ser repassadas imediatamente à Diretoria Institucional, sem divulgação no ambiente acadêmico, para que se certifique da veracidade da notícia e mantenha os contatos necessários com as autoridades.

06. Realização de palestras para os estudantes sobre bullying, violência e comportamentos estranhos, com orientações pertinentes, considerando a faixa etária e o ano escolar.

07. Que os professores e demais profissionais do estabelecimento de ensino assistam palestras sobre violência, bullying, preconceitos e outros temas importantes para o comportamento humano e profissional, bem como, participem de treinamento sobre como evacuar corretamente em situações emergenciais.

08. Que as pessoas autorizadas pelos pais e responsáveis ao ingressarem no estabelecimento de ensino, para deixar e/ou pegar o aluno, menor de idade, seja exigido o documento de identificação e conferido com o apresentado na escola. Caso contrário, não entregar o aluno.

09. Recomendar aos pais sobre a necessidade de conversarem com seus filhos, acerca de maior vigilância com seu material escolar, bem como o acesso às redes sociais.

10. Os gestores devem ter em todos os setores institucionais os telefones dos órgãos de segurança, como: DPM de sua região; Disque Denúncia (190), dentre outros. Para facilitar a localização de outros órgãos e até mesmo de viaturas da PM, indicamos o link do site do Governo do Piauí: http://www.pm.pi.gov.br/unidades.php

Com essas sugestões as instituições de ensino poderão elaborar o seu próprio Protocolo de Segurança, levando em consideração sua realidade e necessidades mais urgentes. Reforçamos aos filiados que o SINEPE/PI, estará à disposição para quaisquer outros esclarecimentos.