Estudo sugere que música pode ajudar na concentração de crianças e adolescentes com TDAH

Compartilhe!

Pessoas que convivem com o Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), enfrentam diariamente a desatenção, o desassossego e a impulsividade. O transtorno não tem cura, porém, existem diversas formas de amenizar os sintomas e uma delas é a musicoterapia.

Pensando nisso, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a participação de crianças e adolescentes com TDAH e com desenvolvimento típico, realizou um estudo para saber se o estímulo a partir da música pode ajudar ou atrapalhar, na concentração de crianças e adolescentes.

O estudo contou com a participação de 76 meninos de 10 a 12 anos de idade, sendo 34 com TDAH e 42 sem o diagnóstico do transtorno. Para a avaliação foram utilizadas as três habilidades da atenção: alerta, orientação e o conflito, a partir da comparação do resultado da atividade, para verificar se melhorou ou piorou o desempenho ouvindo ou não a música.

Nos resultados não foram encontrados efeitos em relação à atenção, contudo a pesquisa mostrou que os participantes apresentaram menos erros na atividade em que foram avaliados quando estavam ouvindo música, bem como relataram preferir ter esse estímulo.

Logo, incluir a música favorita da criança, desde que com uma valência positiva, que ela goste, pode aumentar a motivação e diminuir a taxa de erros em suas atividades.

Atualmente as literaturas sobre a relação da música e a atenção ainda são controversas e escassas, o que evidencia a importância de tais pesquisas.

Com informações da CNN Brasil.