Fazenda da Paz ganhará escola para dependentes em tratamento

Compartilhe!

Uma iniciativa pioneira entre o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI) e a Fazenda da Paz vai permitir a implantação de uma escola na entidade para que os dependentes químicos possam continuar os seus estudos durante o período em que estiverem em tratamento. O projeto pedagógico da escola está sendo elaborado pelo Sinepe-PI para ser apresentado ao Conselho Estadual da Educação. A idéia é que a escola comece a funcionar já no segundo semestre deste ano.

A Secretaria Estadual de Educação também deverá integrar a parceria, colocando professores da rede pública à disposição para aplicar as aulas. Por conta desta parceria, diretores do Sinepe-PI e representantes de escolas particulares farão uma visita à Fazenda da Paz, no próximo sábado (dia 10), às 8h, para conhecer as instalações e ver o funcionamento da entidade. A iniciativa vai reforçar o trabalho da Fazenda da Paz no esforço para ajudar os dependentes de álcool e drogas a largar o vício. Com três unidades funcionando hoje – duas em Timon e outra na Cacimba Velha, zona rural Sudeste de Teresina –, a entidade trabalha hoje com cerca de 180 dependentes, 95% delas da faixa mais carente

Segundo o presidente do Sinepe-PI, Dalton Leal, a idéia da escola, que funcionará dentro das próprias instalações da Fazenda da Paz, é oferecer conteúdo multisseriado para que todos os usuários possam continuar seus estudos sem precisar deixar o local. “Nós queremos colocar o ensino como ferramenta de reforço no tratamento dos dependentes, já que a educação é fator imprescindível para que eles possam se reposicionar na vida social e profissional, após o tratamento”, observa Dalton.

Para o coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, a parceria com o Sinepe-PI reforça as ações da entidade para afastar os dependentes das drogas e do álcool. Segundo ele, a instalação da escola na própria Fazenda vai permitir que os pacientes não interrompam os estudos no período em que estiverem em tratamento.