Presidente do Sinepe-PI defende educação cidadã

Compartilhe!

IMG_6988O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (Sinepe-PI), professor Dalton Leal, defendeu uma revisão nos projetos pedagógicos como forma de melhoria do processo educacional no ensino médio. “Estamos no século XXI, mas com uma escola do século XVIII. Precisamos rever os projetos pedagógicos para que possamos focar o ensino na formação de cidadãos mais completos, conscientes dos seus direitos e deveres e preparados para o mercado de trabalho, não apenas pessoas aptas a passar no vestibular”, declarou ele, durante o II Fórum de Educação do Piauí, realizado neste sábado, na Uninovafapi.

Dalton Leal lembrou que a instituição de ensino deve pensar no que o aluno precisa receber de informação e o que fazer com essa informação. “A internet está aí bombardeando a gente com todo tipo de informação, e a gente precisa mostrar aos nossos alunos como usar corretamente essas informações”. Para ele, a reforma do ensino médio, em discussão no Congresso Nacional, deverá trazer mudanças na grade curricular que podem ser benéficas para o ensino. “O empreendedorismo é uma disciplina que deveria fazer parte da grade curricular, para que os jovens empreendedores possam ser preparados, desde cedo, para o mercado”, ressaltou Dalton.

O II Fórum de Educação foi promovido pelo Sinepe-PI, com apoio da Uninovafapi e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. Mais de 350 pessoas participaram o Fórum, que teve como principal palestrante o médico e escritor Içami Tiba, autor do best seller Quem Ama, Educa, dentre vários outros livros. Içami Tiba falou sobre Ensinar Aprendendo – Novos Paradigmas na Educação, e reforçou a ideia de que a autoridade dos pais é fundamental na formação de pessoas conscientes de direitos e deveres e na construção da cidadania. Ele defendeu que os pais se juntem à escola no esforço de melhorar a educação.

[nggallery id=10]